CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL   |   DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CULTURA   |   2018
  • www
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Vimeo - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

BALCÃO DO INVESTIDOR

 

O Balcão do Investidor apresenta-lhe o N.º 02 da newsletter #FX INVESTE, reforçando assim a sua função de informar e promover o investimento. 

 

A reabilitação urbana, tema em destaque do N.º 01, dá lugar ao Comércio Tradicional (vulgarmente conhecido por Comércio de Rua), tema igualmente importante pela sua capacidade empregadora, pelo volume de negócio que gera e pela marca identitária que confere à cidade.

 

Neste segundo número da #FX INVESTE encontrará dicas, conselhos, ferramentas de apoio à modernização da sua loja, entre outra informação de interesse. Pode ainda inspirar-se num dos vários casos de sucesso que encontramos na cidade. Uma loja com uma longa história para contar!

 

COMÉRCIO TRADICIONAL

Com consumidores cada vez mais informados, exigentes, tecnológicos e ávidos de experiências, o Comércio Tradicional é obrigado a modernizar-se e a inovar. Só assim conseguirá coexistir num mercado que, por natureza, é concorrencial.    

 

Fidelidade, confiança e proximidade são marcas fortes do comércio tradicional. A estratégia passa, pois, por otimizar esses valores, apostar na diferenciação do produto e do espaço, no on-line e no serviço pós-venda.

 

Ciente das dificuldades, o município estudou o problema e tem vindo nos últimos anos a implementar um conjunto de medidas de incremento da oferta, de incentivo à procura e de qualificação do espaço urbano.

 

Uma das mais recentes medidas prende-se com a distinção das Lojas com Histórica, cujo Projeto de Regulamento Municipal para o Reconhecimento e Proteção das Lojas com História encontra-se em consulta pública.

 

Desde já, convidamo-lo a obter mais informação e a formular as suas sugestões pois queremos que este seja um processo participado. 

 

Não obstante, caro comerciante, apesar do papel facilitador do município, lembre-se que o sucesso do seu espaço comercial depende sobretudo da sua visão e proatividade!

DESTAQUE

 

DICAS

MODERNIZE-SE E INOVE, OS TEMPOS SÃO OUTROS

A par das ideias que acima sugerimos, que poderá implementar sem grande investimento, não se esqueça que existem fundos europeus e microcrédito que poderá ajudá-lo a alavancar o seu negócio. O Balcão do Investidor pode ajudá-lo neste processo.

CAPTE A ATENÇÃO DOS CLIENTES, INVISTA NA ESTÉTICA DA SUA LOJA

Torne o seu negócio mais atrativo, mantendo o interior e a montra sempre limpos e decorados de forma criativa.

Permitam-nos a publicidade e inspire-se aqui:

Aproveite e concorra ao Concurso de Vitrinismo entre o dia 2 e 18 de abril.

AUMENTE O LUCRO REDUZINDO NA DESPESA

Investindo na eficiência energética, através do uso de lâmpadas de baixo consumo, pode poupar até 30% na sua fatura da luz.

Neste documento, que elaboramos a pensar em si e na proteção do ambiente, pode encontrar outras boas práticas para poupar na sua fatura energética.

...ao comprar no comércio tradicional está a contribuir para a manutenção de muitos postos de trabalho, a criar novos e ainda, a ajudar a preservar a identidade local?

...pode reduzir, substancialmente, o risco de assalto se colocar em prática os  conselhos que preparamos para si?

…atualizamos recentemente o Guia do Investidor, documento que o município preparou para si, onde obtém informação essencial para investir com consciência?

 

SABIA

QUE...

 

DADOS

Das 24.361 empresas (não financeiras) da RAM, cerca de 50% estão sediadas no Funchal (dados oficiais mais recentes 2015);

 

 

99,95% das empresas regionais são PME (Pequenas e Médias Empresas). Dentro destas 96,4% correspondem a Microempresas;

 

 

As empresas com sede no município são responsáveis por cerca de 40.000 empregos;

 

No município do Funchal, são cerca de 13.000 os estabelecimentos, responsáveis por 40% do volume de negócio;

 

Segundo o código CAE (Classificação das Atividades Económica) a maioria destes estabelecimentos são de restauração e bebidas. Seguem-se os ramos pronto-a-vestir e alimentar;

 

Em 2017, no Funchal, o saldo entre as empresas constituídas e dissolvidas foi positivo, (701 e 349 respectivamente);

 

81.3% dos agregados da Madeira têm ligação à internet;

 

Apesar das PME reconhecerem que a tecnologia é fundamental no negócio, 25% destas não tem qualquer estratégia digital.

Aceda aqui a mais dados estatísticos sobre o Funchal.

 

CASO DE SUCESSO

​FÁBRICA SANTO ANTÓNIO

 

PERGUNTAS FREQUENTES

O Balcão do Investidor já tem Facebook!

  • Facebook - Círculo Branco
 

A operação "Comércio Seguro" foi para o terreno

NOTÍCIAS

LINKS DE INTERESSE
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now