CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL   |   DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E CULTURA   |   2018
  • www
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Vimeo - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) fica ao seu critério receber ou cancelar a newsletter.

BALCÃO DO INVESTIDOR

O Balcão do Investidor apresenta-lhe o N.º 03 da newsletter #FX INVESTE, reforçando assim a sua função de promover o investimento. Depois da Reabilitação Urbana e do Comércio Tradicional, o presente número é dedicado ao Turismo, setor basilar da economia local e regional. 

Como habitualmente, encontrará na #FX INVESTE informação do seu interesse, estatísticas, dicas e conselhos para que invista de modo consciente, num setor que precisa de constante inovação.

A manutenção da excelência que caracteriza o destino, exige muita criatividade para que o Funchal se diferencie positivamente dos demais destinos e não descure o fator-chave que é a sustentabilidade dos recursos que fazem a marca.

 

Aproveitamos a época do ano para vos desejar umas boas férias!  

 

TURISMO

Ciente da importância do turismo na criação de riqueza e de postos de trabalho, o Funchal definiu a sua estratégia municipal para o turismo, com base na qual assenta o plano de ação 2017-2018.

Do plano de ação anterior (2016-2017) remetemos e relembramos as medidas estruturantes como a criação do posto de informação turística, que se prevê em breve atinja os 200.000 visitantes, a implementação de um conjunto de canais de comunicação e informação turística, da qual destacamos o site VisitFunchal e um conjunto diversificado de roteiros e outros conteúdos informativos que ajudam a qualificar o destino.

DESTAQUE

 

DICAS

A Estratégia Municipal para o Turismo, recentemente atualizada, continua a apostar nas experiências diversificadas e autênticas como marca forte do destino. No entanto, surgem dois conceitos cuja importância sai agora reforçada. São eles DIFERENCIAÇÃO e SUSTENTABILIDADE.

Diferenciação, porque a globalização e a crescente competitividade entre destinos assim o exige, e sustentabilidade, porque dela depende a manutenção da excelência que carateriza o Funchal enquanto destino turístico.

O Plano de Ação 2018-2017, que integra o documento estratégico, mostra como é que o município pretende dar corpo à estratégia definida.

INVISTA NA SUA FORMAÇÃO E NA FORMAÇÃO DA SUA EQUIPA

Se é para se diferenciar há que fazer mais e melhor. Por vezes sente-se que o ritmo formativo nem sempre acompanha as necessidades de mão-de-obra que o mercado pede. Veja aqui se alguma destas formações lhe interessa e não se esqueça que existem entidades formativas acreditadas que o podem ajudar a atingir o sucesso.

NÃO DISPENSE A COMUNICAÇÃO DIGITAL, CADA VEZ MAIS O CANAL PREFERENCIAL DAS NOVAS GERAÇÕES

Antes do cliente chegar à sua unidade hoteleira ou ao seu restaurante é quase certo que se informou digitalmente. Um bom site institucional, desmaterializado e com recurso a soluções como realidade aumentada e realidade virtual e a inclusão da sua empresa nas plataformas de venda online mais reconhecidas, são determinantes para que mais facilmente o encontrem.

Não descure a excelência do serviço para que fique bem posicionado nos rankings de avaliação. Na hora de decidir, este é um indicador valioso. 

EXPLORE NICHOS, SÃO UMA OPORTUNIDADE!

O mercado é vasto e o cliente é cada vez mais exigente. Parta desse princípio e lembre-se que os turistas  procuram experiências únicas e muito específicas, como por exemplo, observar pássaros, cetáceos ou outros.

 

O enoturismo, ecoturismo, turismo náutico, urbano, gastronómico e vegan, apresentam um enorme potencial de crescimento na Região.

DIFERENCIE-SE, SEJA INOVADOR E APOSTE NO QUE NINGUÉM IRÁ COPIAR

O turista procura cada vez mais a autenticidade. Apostar no que é característico e genuíno é a melhor estratégia para dificultar a imitação.

Mais do que observar, ponha o turista a fazer - bordar, jardinar, fazer broas de mel, ponha-o a descobrir os segredos da cidade, mostre-lhe aquilo que é menos óbvio.

Algumas ideias para sua inspiração:

  • UAUHostels juntam a atividade de alojamento turístico à experiência desportiva

… o Turismo de Portugal disponibiliza um vasto conjunto de apoios, um dos quais dedicado à formação e qualificação de recursos humanos?

… à semelhança dos guias de montanha, pode criar a sua empresa turística com base nos guias e mapas que o município desenvolveu?

Inspire-se aqui!

… no Porto do Funchal desembarcam mais de 500.000 cruzeiristas/ano e que cada um, em média, gasta 75€ na sua visita pela cidade?

 

SABIA

QUE...

 

DADOS

Os estabelecimentos hoteleiros da RAM são procurados anualmente por mais de 1,2 milhões de hóspedes, sendo que mais de 60% destes pernoitam no Funchal (2017)

Na RAM estão registados 2.789 Alojamentos Locais, sendo que 1.406 localizam-se no Funchal. Os dados do primeiro trimestre de 2018 mostram que o Alojamento Local registou um incremento de 5,0% nas dormidas, representando 14,3% do total do alojamento disponível

O sector do Alojamento, Restauração e Similares é o que mais contribui em termos de Valor Acrescentado Bruto (VAB) empresarial. Concentra 23,3% do VAB (302,2 milhões de euros) face ao conjunto dos restantes setores (2017)

 

O setor do turismo é responsável por cerca de 16% dos empregos e 26,6% do PIB regional (2017)

Em 2017 assistiu-se a um novo máximo histórico, os proveitos totais e de aposento que ascenderam aos 407,3 e 263,5 milhões de euros, respetivamente. Neste mesmo ano, o rendimento médio por quarto (RevPAR) foi de 51,45 euros, 8,3% acima do verificado no ano de 2016

Em abril de 2018, registou-se um decréscimo de dormidas de turistas britânicos, franceses e alemães (-9,5%, -5,4% e -2,6% face a abril de 2017, respetivamente). Este decréscimo dos mercados tradicionais foi compensado pelo mercado nacional que apresentou um crescimento de 6,8% nas dormidas contabilizadas na RAM

O gasto médio diário dos turistas estrangeiros que visitaram a RAM é de 123,94€. Saiba mais aqui

 

CASO DE SUCESSO

CASTANHEIRO BOUTIQUE HOTEL

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

NOTÍCIAS

As Lojas com Históricas são um ativo económico e turístico, há que protegê-lasdebater a sua importância e promovê-las.  

Foram criados novos conteúdos que qualificam o destino

Percurso da Geodiversidade do Funchal

O Município apoia eventos com interesse económico e turístico Festival Italiano no Funchal e O popular Inatel na Rua

LINKS DE INTERESSE
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now