
newsletter trimestral
FXINVESTE 10

BALCÃO DO INVESTIDOR
Eis-nos chegados a 2021, um ano que todos queremos de viragem. Até a habitual cor azul que caracteriza a FX Investe, deu lugar à cor verde na esperança de alcançarmos, tão breve quanto possível, o caminho da segurança e da prosperidade.
Momentos de crise profunda como os que vivemos, podem representar para muitos a mudança pela qual há muito ansiavam. É nesse contexto que a 10.ª edição da FX Investe traz em destaque algumas das tendências para 2021, às quais o investidor deve estar particularmente atento. A digitalização do comércio é apenas uma das tendências que a pandemia veio acelerar.
Trazemos também a rubrica Especial Covid, que lhe dará informação sobre os apoios à atividade económica e, não se esqueça, conte sempre com o apoio da equipa de Assistentes do Balcão do Investidor!


DESTAQUE
Na gastronomia e restauração: comida caseira, sofisticação e delivery!
Também no setor alimentar e na restauração há que apostar forte no fator surpresa, oferecendo ao cliente novidade, intensidade, um cem número de experiências, pois só assim se irá diferenciar da concorrência. Clique aqui para conhecer mais algumas tendências.
TENDÊNCIAS A VALORIZAR EM 2021
Tempo para ler, conversar e refletir não nos terá faltado nestes tempos. Aproveitemos a experiência e o saber acumulados para mudarmos o que houver a mudar. As tendências estão ditadas e o investidor deverá assimilá-las e atuar em conformidade, se quiser prosperar:
Formação e Conhecimento: mais do que tendência, uma necessidade!
O mundo atual é marcado por diversas e rápidas mudanças. A formação é vital para uma eficaz adaptação e ajuda-o a criar vantagens competitivas. Existem diversas opções disponíveis, desde cursos gratuitos, pagos, presenciais ou à distância. Clique aqui para conhecer a motivação das empresas neste domínio.
Sustentabilidade, saúde e bem-estar são tendências a valorizar!
Os consumidores, sobretudo os jovens são cada vez mais sensíveis às questões da sustentabilidade e da alimentação saudável. Há uma clara aposta no seu bem-estar, no bem-estar do planeta e uma forte preocupação com a sua pegada ecológica e com as gerações futuras.
As empresas deverão apostar nestes valores e transformá-los em objeto de negócio, e dessa forma, conquistar mais clientes. As empresas sustentáveis ganham cada vez mais vantagem competitiva face às que não o são.
E-Commerce: não perca tempo, adira!
A transformação digital é uma vantagem competitiva essencial para a sobrevivência dos negócios, seja pela forma como comunica com os clientes e colaboradores, seja pela forma como promove e vende os seus produtos. A pandemia mostrou que esta não será uma opção, mas antes, uma necessidade imperiosa. O crescimento do comércio eletrónico nos diferentes segmentos em Portugal tem-se feito a dois dígitos! Para saber mais, clique aqui e leia também este artigo.
Quanto menos contacto, melhor! Adira aos novos modos de pagamento.
A implementação de sistemas de pagamento contacless, por cartão ou telemóvel foi acelerada por razões sanitárias, motivadas pela COVID-19, e assim, nos tornamos numa sociedade cashless. Com cada vez mais adeptos, esta é uma opção que os comerciantes devem observar no seu estabelecimento, ou plataformas de vendas online. Clique aqui para saber mais.


Comunicar, divulgar e promover cada vez mais e melhor!
Hoje como nunca, é precioso reforçar a confiança junto do consumidor e para tal há que saber o quê e como comunicar. O marketing desempenha um papel central nesta dinâmica. Captar a atenção dos consumidores nas diversas plataformas sociais existentes e dirigir o foco para o que o distingue da concorrência pode fazer a diferença. Clique aqui para saber mais.

Mantenha-se atualizado sobre os apoios e as iniciativas que visam a dinamização da economia local, através da página COVID 19 Empresas.
DICAS
ENTRE NO MUNDO DO COMÉRCIO DIGITAL, NÃO É COMPLICADO!
Caso queria que o seu negócio entre no mundo digital mas não tem experiência, comece pelo básico, crie um perfil numa das redes sociais. Pode também registar-se num marketplace, onde apenas terá que colocar fotografias e informações dos seus produtos. Para obter informação e formação utilize a Academia do Comércio Digital.
TENHA EM ATENÇÃO O QUE DIZEM OS ESTUDOS!
Há muito conhecimento científico que deve conhecer se quiser ter sucesso e diferenciar-se da concorrência. Existem múltiplos sites que fazem a divulgação de estudos sobre as tendências de mercado. Consulte a Câmara de Comércio, a Marketeer, o E-goi ou a AEP – Associação Empresarial de Portugal.
CRIE UMA BASE DE DADOS DE CONTACTOS!
Aproveite a presença do cliente na sua loja para fazer uma "ficha de cliente" onde, no estrito cumprimento das normas do RGPD, lhe poderá solicitar, entre outros dados, o email e contacto telefónico. Desta forma, poderá publicitar a sua loja, os seus produtos, anunciar saldos e promoções ou outras iniciativas que possam ser do interesse dos seus clientes.
NÃO VENDA APENAS PRODUTOS OU SERVIÇOS, FORNEÇA UMA EXPERIÊNCIA!
Um atendimento cuidado e próximo, através do qual poderá explicar a qualidade do produto, conhecer melhor o seu cliente, as suas preferências, a oferta de um brinde para assinalar, por exemplo, o aniversário da loja, são apenas algumas dicas para transformar aquele contacto em algo mais do que uma mera transação comercial. Se adotar estas práticas terá no seu cliente a sua melhor publicidade.
NÃO BASTA ESTAR ONLINE, É PRECISO MEDIR E COMPARAR!
Medir o desempenho do seu site, ou redes sociais, é estar atendo ao comportamento do mercado. Não será uma perda de tempo, será antes um investimento que poderá ajudá-lo a ajustar-se e comparar com a concorrência. Existem vários serviços online, que permitem visualizar e analisar as estatísticas dos sites gratuitamente, como é o caso do Google Analytics e Google Search Console.
APOSTE NAS PALAVRAS CHAVE PARA POTENCIAR OS SEUS CANAIS DIGITAIS!
Quer ter maior tráfego no seu site? Definir as palavras-chaves corretas poderá ajudá-lo, pois na hora do consumidor procurar aquilo que precisa, o seu site aparecerá nas primeiras opções. Aplicações como a Ubersuggest vão auxiliá-lo na escolha das palavras-chave certas.

... nos tempos que correm, o fator segurança e confiança são particularmente apreciados pelos clientes. Tire partido disso e adquira o Selo Loja Segura.
… pode vender os seus produtos online através do WhatsApp Business de forma gratuita?
… pode criar um perfil gratuito para a sua empresa no Google My Business?
SABIA
QUE...
DADOS

Seguem-se alguns dados que corroboram as tendências que destacamos nesta edição da FX Investe: (Fonte: SIBS, CTT, INE, Datareportal)
Desde o início da pandemia, o acesso à internet em Portugal aumentou cerca de 40%;
Segundo o Global Ecommerce 2020 Report da eMarketer, as compras online no comércio a retalho registaram um crescimento de 16,5% em 2020;
Prevê-se que o E-commerce, no sul da Europa, registe um crescimento de pelo menos 30% ao ano;
A Galileu, empresa de formação, dá conta de um aumento de 288% na sua atividade formativa em E-learning;
A transportadora Garland, registou um aumento de 125% das entregas em 2020, face ao mesmo período de 2019;
De acordo com a ‘’Equação Lógica’’, 90% dos consumidores inquiridos, que compraram online em 2020, afirmam terem ficado satisfeitos;
O CTT e-Commerce Report 2020 conclui que o perfil do e-buyer português caracteriza-se pela predominância do género feminino (51,5%) com idades ativas dos 25 aos 44 anos (66%), logo seguido dos mais jovens (23%);
O mesmo relatório apurou que o pronto-a-vestir e o calçado são os mais comprados online e a categoria com maior crescimento no ano passado, foram os produtos frescos;
Estudos do Hydra iT apontam que no final de 2021 o mobile shopping será responsável por 73% de todas as vendas do comércio eletrónico;
As compras físicas através do serviço MB Way registaram no período de desconfinamento um crescimento de 93% do volume de transações face ao início do ano.
CASO DE SUCESSO
RELOJOARIA PITA


A Relojoaria Pita, loja que conta já com uma longa história, é o caso de sucesso da 10.ª edição da FX Investe.
É um espaço comercial localizado na Rua do Bom Jesus, 28A, que tem sabido ler os sinais dos tempos. O proprietário e a sua equipa têm sabido ajustar o produto e o conceito às exigências do cliente, hoje mais informado e tecnológico. Têm sabido, também, adaptar-se aos novos canais de venda, tendo criado um site próprio, que funciona como uma montra virtual, que pode ser comodamente explorada no conforto das nossas casas. Criaram e alimentam as suas redes sociais, Facebook e Instagram, conscientes que estes são também canais de divulgação e promoção do produto, onde é possível estabelecer um diálogo e uma relação de grande proximidade com clientes e fornecedores. Essa proximidade é também reforçada através da sua base de dados de contactos, recurso fundamental para comunicar com o cliente sobre assuntos do seu interesse, como é o caso das promoções.
Todos estes canais são montras vivas que, certamente, resultam em impactos positivos nas vendas e no grau de satisfação do cliente pois, para além de poder escolher o produto com comodidade e segurança, pode também recebê-lo em sua casa, se assim o desejar.
Um exemplo a seguir!
NOTÍCIAS