newsletter trimestral
FXINVESTE 09
BALCÃO DO INVESTIDOR
Caro Investidor, como não podia deixar de ser, a 9.ª edição da FX Investe é especialmente dedicada às ferramentas, incentivos e apoios criados para ajudar a mitigar os problemas económicos, decorrentes da pandemia COVID-19.
O caráter sistémico e a imprevisibilidade do fenómeno, teve como resultado uma crise global. Estudos apontam para uma redução da riqueza mundial na ordem dos -3,3% (em 2020), realidade apenas comparável à crise gerada pela 2.ª Grande Guerra.
Apesar da crise ser global, é ao nível local que terão de ser implementadas as medidas de apoio, não apenas sanitárias, mas também económicas, que possibilitem o regresso paulatino à normalidade possível. É com este intuito que o Balcão do Investidor procurou, desde o primeiro momento, aproximar-se (ainda que de forma digital) dos empresários, oferecendo-lhes informação tratada e atualizada sobre as diferentes medidas, apoios e outros instrumentos dos quais damos conta na presente newsletter.
Relembramos os canais Esclarecimentos e Sugestões, criados especificamente para reforçar a proximidade entre o município e o empresário, neste que é um dos mais desafiantes momentos da história recente.
DESTAQUE
Mais importante que a saúde da empresa, é a saúde dos seus colaboradores, razão pela qual o Balcão do Investidor disponibilizou uma minuta de plano de contingência, à qual inúmeros empresários recorreram. Findo o estado de emergência e com a reabertura progressiva dos estabelecimentos/atividades, os empresários viram-se forçados a cumprir um conjunto de regras e orientações emanadas pelas autoridades de saúde, fundamentais para conter a propagação do vírus. O volume da informação levou a que o município disponibilizasse um Guia de Boas Práticas Sanitárias para facilitar a ação do empresário. Estão também disponíveis apoios a fundo perdido para este processo de adaptação sanitária.
De entre os diferentes instrumentos de apoio, o lay-off simplificado e as moratórias existentes para as rendas, merecem particular destaque pela importância que têm tido para a sobrevivência de algumas empresas. Aconselhamos vivamente a consulta em detalhe das Linhas de Apoio, Benefícios Fiscais e Sociais, Medidas de Apoio ao Emprego e Medidas Extraordinárias, pois pode aqui encontrar o apoio de que precisa.
Garantida que está a saúde da equipa e a sobrevivência de empresa, encare este momento como uma oportunidade de modernização e de adaptação aos novos tempos. Com clientes cada vez mais tecnológicos, informados e exigentes, terá de se reinventar para ter sucesso. O Balcão do Investidor pode ajudá-lo neste processo, sendo as dicas apresentadas nesta newsletter apenas o começo.
Se não tem uma presença digital e pretende ter, comece por fazer o registo na plataforma Comércio ao Serviço, disponibilizada pelo município. Com o confinamento, o comércio digital ganhou um incremento nunca visto. Não pode perder a oportunidade. Comece por inspirar-se com a consultar à FX Investe 05 - Inovar no Comércio.
Também não descuramos os profissionais das artes, nem os pequenos empreendedores que viram a sua atividade económica comprometida. A plataforma Made in Funchal foi uma forma de dar alguma visibilidade aos empreendedores locais, proporcionando-lhes oportunidades de negócio. Outras empresas podem também registar-se na Bolsa de Serviços Especializados, procurando tirar partido dos canais digitais disponibilizadas pelo município.
Uma vez mais, recomendamos que aceda à informação completa e atualizada, através da página COVID Empresas e do Facebook do Balcão do Investidor.
Instituições públicas, privadas, religiosas, académicas, associativas e outras, viram-se forçadas a redefinir prioridades e a estimular a criatividade para conseguirem responder aos desafios impostos pela COVID-19.
O medo e a ansiedade fizeram alterar comportamentos e o impacto na economia foi imediato. Num tecido empresarial caraterizado, maioritariamente, por PMEs, muitas acabaram por cessar a atividade, outras por despedir colaboradores, outras ainda por recorrer aos mecanismos disponíveis.
DICAS
APOSTE NO DIGITAL
Com a pandemia, certamente percebeu que já o deveria ter feito. Os números que lhe trazemos no separador Dados, vão incentivá-lo. Como pode fazê-lo?
- Criando um portal: pode por exemplo utilizar o Wix, é fácil e gratuito;
- Utilizando uma plataforma de marketplace: CTT, Dott, Facebook, Ebay, e outros.
Se não se sentir pronto para um passo destes, aposte em ser ponto pick-up. Um estabelecimento que aceite ser ponto pick-up de uma marca online, faz com que o consumidor se desloque ao seu espaço e aumenta as probabilidades de consumo.
MARKETING DIGITAL, UM IMPORTANTE ALIADO
O Marketing digital é uma das estratégias promissoras em momentos de crise. Tem baixo investimento e gera bom retorno. Produza conteúdo, aumente a sua visibilidade nas redes sociais. Use e abuse das ferramentas marketing que tem ao seu dispor. Verá como o ajuda a impulsionar o negócio e a abrir novos horizontes.
ADOTE OS MODERNOS SISTEMAS DE PAGAMENTO
Aposte nos mais modernos sistemas de pagamento como o MB Way e sistemas contactless. Se o fizer estará a modernizar-se e a proteger o seu cliente de possível contágio por via do tato.
SUSTENTABILIDADE, MESMO EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Utilize equipamentos de proteção individual, para si e para os funcionários, que sejam recicláveis e ao mesmo tempo certificados. Por exemplo, utilize máscaras laváveis e recicle os recipientes para desinfetantes. Não se esqueça, comportamentos sustentáveis são uma boa forma de cativar o cliente mais jovem e, claro, proteger o ambiente.
APOIE-SE NOS APOIOS!
Para ajudá-lo a superar as dificuldades, pode obter uma moratória dos seus créditos até 30 de Setembro de 2020. Através da Linha de crédito específica para a Região Autónoma da Madeira, Linha Invest RAM, poderá pagar os custos salariais e no final convertê-la a fundo perdido. Não se esqueça, encontra informação atualizada no microsite COVID-19 do Município do Funchal.
TRANSMITA CONFIANÇA AO CLIENTE
O selo ‘’Safe and Clean’’ do Turismo de Portugal procura sensibilizar todos os intervenientes na cadeia de valor do Turismo para os procedimentos mínimos de segurança sanitária a adotar. Adira ao selo e transmita confiança ao seu público, diferenciando-se dos demais.
Para as outras atividades, existem diversos selos disponíveis, de forma a certificar o cumprimento das recomendações da DGS e do IASAUDE, IP-RAM. Exemplo: APCER.
SABIA
QUE...
… Pode consultar toda a informação existente relativa ao COVID-19, no que toca a apoios, medidas, entre outros, no microsite da CMF - COVID-19 Município Funchal?
… Os comerciantes do Município do Funchal estão isentos do pagamento das taxas municipais de esplanadas e de publicidade até ao final do ano?
... O Turismo de Portugal reconhece com o selo “Clean & Safe”, as empresas do setor que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde e que dessa forma pode atrair mais clientes?
… foi aprovado em reunião de câmara a alteração de tarifário do fornecimento de água para o regime doméstico, em consumos até 5m3 por mês, na atividade de Alojamento Local?
… Pode consultar as obrigações e recomendações sanitárias específicas para a sua atividade no Guia de Boas Práticas Sanitárias?
... A Câmara Municipal do Funchal criou o website “Made in Funchal” para promover os pequenos empreendedores locais? Se é empreendedor convidamo-lo a registar-se.
DADOS
A Comissão Europeia estima uma contração da economia portuguesa de 6,8% em 2020 e uma retoma de 5,8% do PIB, em 2021;
A mesma fonte refere que a inflação prevista para Portugal, este ano, é de -0,2% e de 1,5% em 2021;
A percentagem de empresas com pessoal em teletrabalho é crescente com a dimensão das empresas, atingindo 93% nas grandes e não ultrapassando 30% nas microempresas;
Destaca-se que durante o mês de março, o crescimento ao nível das pesquisas para compras online foi de 513%;
No estudo realizado pela Mastercard, 54% dos portugueses realizaram mais compras online de que alguma vez havia feito;
O montante médio das compras no comércio online aumentou 6% desde o registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal, para 39,7€, divulgou a SIBS;
Nas compras realizadas online, verifica-se que os setores com maior crescimento, face ao período anterior à pandemia, continuam a ser o da Restauração, Food Delivery e Take Away, com um aumento de 71%;
O sector do Entretenimento, Cultura e Subscrições, registou um aumento de 55% nas compras realizadas virtualmente e Comércio Alimentar & Retalho, um acréscimo de 47%;
Segundo o ‘’COVID-19-Inquérito Rápido e Excecional às Empresas’’ – DREM, feito na 2.ª quinzena de maio, temos que:
▪ 86% das empresas já se encontravam em produção ou funcionamento;
▪ 38% das empresas beneficiaram, ou planeiam beneficiar, da moratória de crédito;
▪ 64% das empresas beneficiaram, ou planeiam beneficiar do acesso a novos créditos;
▪ 51% das empresas da Região declararam uma redução superior a 50% no volume de negócios.
CASO DE SUCESSO
TODOS OS EMPRESÁRIOS!
Desta feita, a FxInveste não destaca um setor, ou estabelecimento, em particular. São Caso de Sucesso todos os empresários que na adversidade retomaram a sua atividade ou irão fazê-lo em breve.
São momentos como estes que nos convocam, a todos, à reflexão e à mudança de atitude, ou mesmo, de estratégia. De uma crise tão profunda, só podemos sair mais fortes!
-
Como posso beneficiar das linhas de apoio decorrentes da COVID-19?Para conhecer as linhas de apoio disponíveis consulte a página COVID Empresas e se for o caso, contacte o seu banco com vista a apresentar candidatura. A equipa do Balcão do Investidor está disponível para esclarecer as suas dúvidas.
-
Existem apoios no domínio fiscal?Sim, também a página COVID Empresas pode encontrar as seguintes medidas: 1. Foi adiado o 1º PEC de 31 de março para 30 de Junho; 2. Foi prorrogada a entrega do modelo 22 para 31 de Julho (Declaração de IRC Pagamento/acerto); 3. Foi prorrogado o 1º pagamento por conta de 31 de julho para 31 de agosto, sem qualquer acréscimo ou penalidade; 4. Aos contribuintes abrangidos por medidas de isolamento decretadas pelas autoridades de saúde que se encontrem impedidos do cumprimento das suas obrigações tributárias não serão, nos termos da Constituição e da lei, aplicadas quaisquer coimas pelas respetivas infrações. Para o efeito, aquando da notificação em sede de procedimento contraordenacional, devem remeter ao Serviço de Finanças competente a respetiva justificação designadamente, certificado de impedimento temporário, reconhecido por autoridade de saúde, no exercício das competências previstas no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 82/2009, de 2 de abril; 5. Foi reforçado a informação sobre os serviços eletrónicos que podem ser utilizados pelos contribuintes em alternativa à presencial aos serviços de finanças.
-
O que é o Selo Clean & Safe (Saudável & Seguro)?O selo «Estabelecimento Saudável & Seguro» [Clean & Safe] é um distintivo de acesso voluntário que permite que um operador económico divulgue o seu compromisso de cumprimento das normas legais em vigor e das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) dirigidas aos estabelecimentos com vista à redução dos riscos de transmissão do coronavírus.
-
O que é um Marketplace e porque ganhou maior importância com a pandemia?Um Marketplace é um site onde os vários lojistas se registam para vender os seus produtos online sem incorrer nos elevados custos da criação de um website próprio. Foi desta forma que alguns lojistas conseguiram assegurar a continuidade da sua atividade respeitando o confinamento social. Alguns exemplos de Marketplace: ▪ Marketplace do Facebook; ▪ Amazon; ▪ Worten; ▪ FNAC; ▪ OLX; ▪ Dott; ▪ CyberMadeira.
-
Quero escoar o stock da minha loja, pois tive a minha atividade parada durante a pandemia. Como devo proceder?"A partir do dia 13 de outubro de 2019, entraram em vigor as recentes alterações à “Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações”, pelo que deverá consultar todas as indicações e proceder conforme o Decreto-Lei nº 70/2007, de 26 de março. Posteriormente o Decreto-Lei 20-E/2020 veio regulamentar a venda em saldos nos meses de maio e junho excecionalmente, devido à pandemia.
PERGUNTAS FREQUENTES
NOTÍCIAS